Branded content é o "conteúdo de marca". Ou, melhor dizendo, Comunicação por Conteúdo. Talvez você conheça a disciplina pelo nome de branded entertainment, ou infotainment, ou advertainment.
É excelente para posicionar marcas. O objetivo é transformar a mensagem de marca em algo divertido, útil e/ou relevante para o público. Tão simples que é óbvio. Tão valioso e difícil de se pôr em prática que se tornou o maior desafio das grandes marcas. Na internet, um vídeo deste tipo, que realmente toque o consumidor, pode se tornar "viral - o sonho do publicitário.
Uma importante pergunta é como manter a eficiência da comunicação numa era de atenção fragmentada, num cenário de deslocamento do poder para o consumidor? As marcas precisam entregar relevância na comunicação, acessar o coração e os cérebro do consumidor..
É isso que um projeto de branded content faz. Ele troca o comercial chapado da tv por um vídeo inteligente para internet. Ele insere sutilmente a marca da "Volvo/Segurança" no livro de vampiros - Eclipse - para acessar o jovem que "quer viver etenarnamente", e diga-se de passagem, com estilo.
Neste contexto, a embalagem de projetos de B.C. é a marca inserida em um jogo, uma corrida de aviões, um reality show, um evento. São várias as formas que é difícil identificar um projeto de Comunicação por Conteúdo à primeira vista. Até porque essa é a idéia - ele deve ser o mais contextual e próximo do consumidor possível. Vale lembrar que, meio sem querer, a Harley-Davidson com o filme Easy Rider, conseguiu seu lugar entre os de estilo de vida aventureiro - ou que pelos menos almejam viver assim. Fez um dos primeiors Branded Content projects.
Segundo pesquisa do Institute of Practitioners in Advertising, do Reino Unido, empresas britânicas aumentaram seus gastos em marketing nos últimos três meses. Esse foi o primeiro aumento nos últimos dois anos e meio. Apesar das dificuldades financeiras, o principal investimento foi no Branded Content.
No final de Abril, a Branded Content Marketing Association publicou as novas “Regras de ouro” para o sucesso do Branded Content. As dicas foram escritas com base na conclusão dos dois primeiros estudos de caso de produção de conteúdo – os Bces: Branded content evaluation system.
O estudo concluiu:
1. As reações ao Branded Content são mais positivas que as reações a publicidade tradicional
2. Um contéudo de marca interessante pode ter impacto positivo sobre a marca.
3. O Branded content pode funcionar muito bem conjugado com a propaganda tradicional
4. A produção de conteúdo pode, sozinha, ter um impacto poderoso sobre a marca.
5. Campanhas combinadas podem ser informativas e emotivas
6. Branded content ajuda a empresa se destacar perante a concorrência
7. O Branded Content é poderoso, ainda mais quando está aliado ao uso da internet.
Gostei muito do artigo, Clay. Gostaria de mais exemplos nacionais. Temos alguma agência que trabalha isso no Brasil? E se trabalha são agências digitais ou da publicidade tradicional. Outro ponto: onde consigo mais informações sobre o assunto.Mande uns links? Quero tudo mastigado, né?
ResponderExcluirAbraço, Daniella
Excelente Clay, sempre com ótimas contribuições. Abraços, @masstalerz
ResponderExcluir