segunda-feira, 28 de junho de 2010

Branded Content é respeito à inteligência e ao tempo dos consumidores

Branded content é o "conteúdo de marca". Ou, melhor dizendo, Comunicação por Conteúdo. Talvez você conheça a disciplina pelo nome de branded entertainment, ou infotainment, ou advertainment.

É excelente para posicionar marcas. O objetivo é transformar a mensagem de marca em algo divertido, útil e/ou relevante para o público. Tão simples que é óbvio. Tão valioso e difícil de se pôr em prática que se tornou o maior desafio das grandes marcas. Na internet, um vídeo deste tipo, que realmente toque o consumidor, pode se tornar "viral - o sonho do publicitário.

Uma importante pergunta é como manter a eficiência da comunicação numa era de atenção fragmentada, num cenário de deslocamento do poder para o consumidor? As marcas precisam entregar relevância na comunicação, acessar o coração e os cérebro do consumidor..

É isso que um projeto de branded content faz. Ele troca o comercial chapado da tv por um vídeo inteligente para internet. Ele insere sutilmente a marca da "Volvo/Segurança" no livro de vampiros - Eclipse - para acessar o jovem que "quer viver etenarnamente", e diga-se de passagem, com estilo.

Neste contexto, a embalagem de projetos de B.C. é a marca inserida em um jogo, uma corrida de aviões, um reality show, um evento. São várias as formas que é difícil identificar um projeto de Comunicação por Conteúdo à primeira vista. Até porque essa é a idéia - ele deve ser o mais contextual e próximo do consumidor possível. Vale lembrar que, meio sem querer, a Harley-Davidson com o filme Easy Rider, conseguiu seu lugar entre os de estilo de vida aventureiro - ou que pelos menos almejam viver assim. Fez um dos primeiors Branded Content projects.



As Regras de Ouro do Branded Content.

Segundo pesquisa do Institute of Practitioners in Advertising, do Reino Unido, empresas britânicas aumentaram seus gastos em marketing nos últimos três meses. Esse foi o primeiro aumento nos últimos dois anos e meio. Apesar das dificuldades financeiras, o principal investimento foi no Branded Content.

No final de Abril, a Branded Content Marketing Association publicou as novas “Regras de ouro” para o sucesso do Branded Content. As dicas foram escritas com base na conclusão dos dois primeiros estudos de caso de produção de conteúdo – os Bces: Branded content evaluation system.

O estudo concluiu:

1. As reações ao Branded Content são mais positivas que as reações a publicidade tradicional
2. Um contéudo de marca interessante pode ter impacto positivo sobre a marca.
3. O Branded content pode funcionar muito bem conjugado com a propaganda tradicional
4. A produção de conteúdo pode, sozinha, ter um impacto poderoso sobre a marca.
5. Campanhas combinadas podem ser informativas e emotivas
6. Branded content ajuda a empresa se destacar perante a concorrência
7. O Branded Content é poderoso, ainda mais quando está aliado ao uso da internet.





Twitter buscando viabilidade financeira com ferramenta de busca

Twitter compra empresa de ferramenta analítica da web

Por IDG News Service/Miami

Publicada em 10 de junho de 2010 às 16h44

Recém-adquirida Smalltought Systems é dona da Trendly, aplicação na nuvem que analisa dados de uso e de tráfego gerados pelo Google Analytics.

O Twitter, que anunciou recentemente seu programa de publicidade Promoted Tweets, comprou a fabricante de uma aplicação analítica da web hospedada na nuvem, informou a empresa nesta quinta-feira (10/6).

O Trendly, da Smalltought Systems, permite aos donos de sites realizar uma profunda análise de dados de uso e de tráfego que o Google Analytics coleta sobre seus sites.

Com a compra, a equipe da Smalltought torna-se parte do time de ferramentas analíticas do Twitter. Lá, eles integrarão os recursos e as tecnologias do Trendly nos sistemas existentes do Twitter, e também ajudarão a desenvolver outros produtos.

Em abril, o Twitter lançou o programa Promoted Tweets, projetado para ajudar as empresas a divulgar seus produtos e serviços no microblog. Os primeiros parceiros da iniciativa foram Starbucks e Best Buy.

Como todos os serviços de publicidade, a chave para o sucesso dos Promoted Tweets será a capacidade do Twitter de analisar a popularidade e a efetividade desses anúncios, para que essas campanhas possam ser avaliadas e melhoradas.

A parte analítica dos Promoted Tweets pode ser mais desafiadora no Twitter do que em outros programas de publicidade online, e por pelo menos duas razões. Uma delas é o fato que o formato de anúncio para os Promoted Tweets será o mesmo dos "tweets" regulares. A outra é que o uso do Twitter está atingindo números assombrosos, com 2 bilhões de tweets postados em maio, de acordo com a empresa de monitoração web Pingdom.

"Todo dia milhões de pessoas usam o Twitter para criar, compartilhar e descobrir informação, e à medida que crescemos as ferramentas analíticas tornam-se uma ferramenta crucial para a melhoria de nossos serviços", afirmou a empresa, no anúncio da aquisição.

(Juan Carlos Perez)