terça-feira, 3 de julho de 2012

Novas Estatísticas sobre o Consumidor Brasileiro


A empresa brasileira de pesquisas Cetelem BGN divulgou recentemente seu relatório anual O Observador, baseado em entrevistas realizadas com consumidores em 70 cidades por todo o Brasil. Analisamos minuciosamente esse relatório de 100 páginas e apresentamos, abaixo, suas constatações mais relevantes para anunciantes, publicitários e profissionais de mídia.

A classe C continua crescendo
O Brasil tem experimentado profundas mudanças econômicas nos últimos anos. Em 2005, 51% da sua população era composta de pessoas das classes D e E, enquanto 34% pertenciam à classe média C e 15% às classes AB, mais altas. Em 2011, no entanto, a classe média tornou-se a maioria: 54% da população. Atualmente, 103 milhões de brasileiros da classe média constituem o maior segmento de consumo do país.

O que o consumidor está comprando mais?
Em resposta a uma pergunta sobre o que pretendiam efetivamente comprar nos próximos meses, os brasileiros entrevistados na pesquisa mencionaram, principalmente, móveis (31%), eletrodomésticos (30%), viagens (25%), televisores/produtos de vídeo (19%), celulares (17%) e computadores (16%). Os membros das classes AB — 42 milhões de pessoas — indicaram uma intenção mais forte de consumir móveis, viagens e eletrodomésticos.

Acesso cada vez mais amplo à internet
Os resultados da pesquisa da Cetelem BGN revelam que a penetração da internet no Brasil alcançou a marca dos 44%, percentual compatível com o calculado pela comScore, segundo a qual 85 milhões de brasileiros de uma população total de cerca de 193 milhões de habitantes têm acesso à internet atualmente. Já a taxa de penetração da internet calculada para a classe C, de 43%, é quase igual à estimada para o país como um todo.

Compras on-line estão em alta
Um número cada vez maior de brasileiros está pesquisando produtos na internet antes de comprá-los e fazendo isso com mais frequência quando se trata de produtos eletroeletrônicos, pacotes de viagens e produtos culturais. A pesquisa revelou que 23% dos brasileiros compram produtos pela internet, o que significa que 44 milhões de pessoas participam do mercado de comércio eletrônico no Brasil. Os dois elementos promocionais que os compradores on-line do Brasil mais valorizam são os descontos promocionais (66%) e o frete grátis (48%).
A maioria dos brasileiros que fazem compras na internet (81%) usam cartões de crédito, enquanto 46% usam boletos bancários e 11% recorrem ao sistema do crediário.

Compras em dinheiro ainda superam as feitas com cartão de crédito
De acordo com o relatório O Observador 2012, 33% dos brasileiros possuem um cartão de crédito e 35% têm cartões de débito, enquanto 18% têm cartões de crédito emitidos por diferentes lojas. A pesquisa revela que a taxa de penetração dos cartões de crédito chega a 57% mesmo entre as classes AB do país. Entre os brasileiros titulares de cartões de crédito, quase metade (47%) possui um cartão e 31% têm dois, enquanto apenas 3% possuem cinco ou mais. Para a maioria dos itens pesquisados no Brasil, como alimentos, roupas, contas domiciliares, contas de telefones, contas de gás, remédios e entretenimento, o pagamento em dinheiro é, de longe, o método preferido.



Fonte: http://newsletter.usmediaconsulting.com/2012/06/novas-estatisticas-sobre-o-consumidor-brasileiro-2/?lang=pt-br