terça-feira, 3 de julho de 2012

Novas Estatísticas sobre o Consumidor Brasileiro


A empresa brasileira de pesquisas Cetelem BGN divulgou recentemente seu relatório anual O Observador, baseado em entrevistas realizadas com consumidores em 70 cidades por todo o Brasil. Analisamos minuciosamente esse relatório de 100 páginas e apresentamos, abaixo, suas constatações mais relevantes para anunciantes, publicitários e profissionais de mídia.

A classe C continua crescendo
O Brasil tem experimentado profundas mudanças econômicas nos últimos anos. Em 2005, 51% da sua população era composta de pessoas das classes D e E, enquanto 34% pertenciam à classe média C e 15% às classes AB, mais altas. Em 2011, no entanto, a classe média tornou-se a maioria: 54% da população. Atualmente, 103 milhões de brasileiros da classe média constituem o maior segmento de consumo do país.

O que o consumidor está comprando mais?
Em resposta a uma pergunta sobre o que pretendiam efetivamente comprar nos próximos meses, os brasileiros entrevistados na pesquisa mencionaram, principalmente, móveis (31%), eletrodomésticos (30%), viagens (25%), televisores/produtos de vídeo (19%), celulares (17%) e computadores (16%). Os membros das classes AB — 42 milhões de pessoas — indicaram uma intenção mais forte de consumir móveis, viagens e eletrodomésticos.

Acesso cada vez mais amplo à internet
Os resultados da pesquisa da Cetelem BGN revelam que a penetração da internet no Brasil alcançou a marca dos 44%, percentual compatível com o calculado pela comScore, segundo a qual 85 milhões de brasileiros de uma população total de cerca de 193 milhões de habitantes têm acesso à internet atualmente. Já a taxa de penetração da internet calculada para a classe C, de 43%, é quase igual à estimada para o país como um todo.

Compras on-line estão em alta
Um número cada vez maior de brasileiros está pesquisando produtos na internet antes de comprá-los e fazendo isso com mais frequência quando se trata de produtos eletroeletrônicos, pacotes de viagens e produtos culturais. A pesquisa revelou que 23% dos brasileiros compram produtos pela internet, o que significa que 44 milhões de pessoas participam do mercado de comércio eletrônico no Brasil. Os dois elementos promocionais que os compradores on-line do Brasil mais valorizam são os descontos promocionais (66%) e o frete grátis (48%).
A maioria dos brasileiros que fazem compras na internet (81%) usam cartões de crédito, enquanto 46% usam boletos bancários e 11% recorrem ao sistema do crediário.

Compras em dinheiro ainda superam as feitas com cartão de crédito
De acordo com o relatório O Observador 2012, 33% dos brasileiros possuem um cartão de crédito e 35% têm cartões de débito, enquanto 18% têm cartões de crédito emitidos por diferentes lojas. A pesquisa revela que a taxa de penetração dos cartões de crédito chega a 57% mesmo entre as classes AB do país. Entre os brasileiros titulares de cartões de crédito, quase metade (47%) possui um cartão e 31% têm dois, enquanto apenas 3% possuem cinco ou mais. Para a maioria dos itens pesquisados no Brasil, como alimentos, roupas, contas domiciliares, contas de telefones, contas de gás, remédios e entretenimento, o pagamento em dinheiro é, de longe, o método preferido.



Fonte: http://newsletter.usmediaconsulting.com/2012/06/novas-estatisticas-sobre-o-consumidor-brasileiro-2/?lang=pt-br

quinta-feira, 7 de junho de 2012

terça-feira, 5 de junho de 2012

Deu na Folha.com 16/05/2012

DF tem o maior nível de acesso à internet no Brasil
 
VENCESLAU BORLINA FILHO
DO RIO -

O Distrito Federal é a unidade da federação com mais computadores e acesso à internet no Brasil, segundo novo mapa da inclusão digital elaborado pela FVG (Fundação Getúlio Vargas) e apresentado nesta quarta-feira (16) no Rio.

Segundo o estudo, 66,5% dos domicílios têm computador, sendo 58,7% com acesso a internet.

O segundo Estado no ranking é São Paulo, com 57% dos domicílios com computadores e 48,2% com acesso a internet.

Santa Catarina e Rio de Janeiro duelam a terceira e quarta posições no ranking. Isso porque o Estado da região Sul têm 54% dos domicílios com computador, enquanto no Rio são 52,8%. Porém, o Estado fluminense tem maior percentual de acesso à internet, de 43,9%, enquanto Santa Catarina têm 41,6%.

O pior Estado na lista é o Maranhão. Apenas 15,1% dos domicílios têm computador, sendo 11% com acesso à rede mundial. O Estado que o antecede é o Piauí, com 17,4% das casas com computador e 12,9% com internet.

Entre os municípios, São Caetano do Sul é o recordista com mais computadores e acesso à internet. De acordo com o estudo, 77,6% dos domicílios têm computador, sendo 74,1% com acesso à rede mundial.

O município pior colocado é São Lourenço do Piauí (PI), onde 0,43% das casas têm computador e não há acesso à internet. Os dois municípios que antecedem estão localizados no Pará -São João da Ponta e Chaves.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Facebook passa Orkut e vira maior rede social do Brasil, diz pesquisa

Rede social de Zuckerberg cresceu 192% em um ano, revela comScore.
Em agosto, Ibope tinha anunciado resultados semelhantes.


O Facebook se tornou a maior rede social no Brasil, ultrapassando o Orkut, durante o mês de dezembro de 2011, segundo dados da comScore divulgados nesta terça-feira (17). Pesquisa da companhia mostrou que a rede fundada por Mark Zuckerberg atraiu 36,1 milhões de visitantes durante o período, superando os 34,4 milhões registrados pela rede social do Google.
Em 2011, o Ibope já havia encontrado resultado semelhante com dados de agosto. O estudo mostrou que, naquele mês, houve 30,9 milhões de usuários únicos para o Facebook contra 29 milhões para o Orkut.

“O rápido crescimento do Facebook no mercado brasileiro foi uma das histórias mais interessantes de 2011”, disse Alex Banks, analista da comScore no Brasil, segundo comunicado da empresa. Houve aumento de 192% do número de visitantes ao Facebook no último ano.
Segundo Banks, o Brasil é um mercado social “muito particular” e tem a quinta maior população em redes sociais em todo o mundo. “Apesar de haver uma afinidade cultural com as mídias sociais, a adoção do Facebook foi lenta. Isso mudou em 2011, quando o site triplicou de tamanho”, completa.
Seguindo o Facebook, na liderança, e o Orkut, as redes mais populares no país são o Windows Live e o Twitter –em terceiro e quarto lugares, respectivamente.
Perfil
De acordo com a comScore, as mulheres passam mais tempo no Facebook do que os homens no Brasil –elas ficam 5,3 horas no site, contra 4,1 deles. Além disso, pessoas com idades de 25 a 34 anos representam a maioria dos visitantes do site e 30,6% da audiência total.
“Geograficamente, os visitantes do Rio de Janeiro e do Distrito Federal tiveram um maior ‘engajamento’ no site. Os visitantes de São Paulo respondem por mais de um terço dos visitantes do endereço”, informa a companhia, em comunicado.
A comScore é uma das maiores empresas do mundo que se dedicam a pesquisas sobre a internet e o mundo móvel.

Do G1, em São Paulo
Mídias Sociais: estatísticas para 2012

O Facebook adicionou mais de 200 milhões de usuários no último ano. O Twitter agora possui 100 milhões de usuários ativos e o LinkedIn tem mais de 64 milhões de usuários só na América do Norte. 2011 foi um ótimo ano para as mídias sociais! A empresa de marketing digital Dream Systems Media coletou dados fornecidos pela AdAge e converteu em um infográfico bem interessante, com estatísticas que dão o pontapé inicial para 2012

Link da imagem:
http://www.midiassociais.net/2012/01/midias-sociais-estatisticas-para-2012/#more-7855